Aplicabilidades:
» Disciplinas/Temas transversais: Artes, Língua Portuguesa
» Faixa Etária: Todas as idades
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I
Pareceres Pedagógicos:
Linguagem oral, escrita e Arte - Autor: Grace Luciana Pereira
» Disciplinas/Temas transversais: Artes, Língua Portuguesa
» Faixa Etária: Todas as idades
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I
Pareceres Pedagógicos:
Linguagem oral, escrita e Arte - Autor: Grace Luciana Pereira
Indicação:
EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL I:
Linguagem oral e escrita:
Estabelecer relação entre o que é falado e o texto escrito, explorando textos que sabem de cor e focalizando a sonoridade da linguagem (ritmos, rimas, repetições etc.),
Artes:
Informações sobre as obras apreciadas e seus compositores;
Situações didáticas:
EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL I:
Linguagem oral e escrita:
Estabelecer relação entre o que é falado e o texto escrito, explorando textos que sabem de cor e focalizando a sonoridade da linguagem (ritmos, rimas, repetições etc.),
Artes:
Informações sobre as obras apreciadas e seus compositores;
Situações didáticas:
· Trazer o CD do grupo MPB 4 para
as crianças ouvirem as músicas;
· Mostrar a capa do CD e uma breve biografia do grupo;
· Destacar as rimas da música;
· Propor que façam rimas com os nomes dos colegas;
· Registrar no quadro algumas das rimas e pedir que as crianças que não forem leitoras formais identifiquem o percebem na escrita;
· Mostrar a letra da música e pedir que reparem no final das palavras;
· Colocar a música para tocar e fazer uma leitura no quadro acompanhando as palavras;
· Validar as estratégias de Leitura das crianças;
· Pedir que façam um desenho da casa que eles imaginam que se trata a música;
· Fazer uma roda de conversa para que as crianças possam dizer o que desenharam;
· Falar que a casa que a música fala e o útero ou um ovo;
· Trazer um atlas do corpo humano e mostrar a criança na barriga da mãe;
· Propor que perguntem a família quais são os animais que nascem em ovos;
· Validar a classificação- ovíparo em livros, revistas, internet e etc.
· Fazer um cartaz com desenho e nomes dos animais pesquisados pelas crianças;
· Propor rimas com o nome desses animais e montar um livro ilustrado pelas crianças unindo as informações que eles encontraram;
· Mostrar a capa do CD e uma breve biografia do grupo;
· Destacar as rimas da música;
· Propor que façam rimas com os nomes dos colegas;
· Registrar no quadro algumas das rimas e pedir que as crianças que não forem leitoras formais identifiquem o percebem na escrita;
· Mostrar a letra da música e pedir que reparem no final das palavras;
· Colocar a música para tocar e fazer uma leitura no quadro acompanhando as palavras;
· Validar as estratégias de Leitura das crianças;
· Pedir que façam um desenho da casa que eles imaginam que se trata a música;
· Fazer uma roda de conversa para que as crianças possam dizer o que desenharam;
· Falar que a casa que a música fala e o útero ou um ovo;
· Trazer um atlas do corpo humano e mostrar a criança na barriga da mãe;
· Propor que perguntem a família quais são os animais que nascem em ovos;
· Validar a classificação- ovíparo em livros, revistas, internet e etc.
· Fazer um cartaz com desenho e nomes dos animais pesquisados pelas crianças;
· Propor rimas com o nome desses animais e montar um livro ilustrado pelas crianças unindo as informações que eles encontraram;
Público alvo: Ensino Fundamental
I - 1º ano do ciclo II
Áreas envolvidas: Educação Física; Língua Portuguesa – linguagem oral, escrita e gestual
Proposta de atividade
Objetivo: Discutir a importância e necessidade da linguagem escrita. Valorizar outras formas de linguagem. Garantir o espaço do brincar nas séries do ensino fundamental.
Desenvolvimento:
1ª Etapa Assistir ao vídeo “A casa”
2ª Etapa Em uma roda de conversa levantar com os alunos o que eles acharam do vídeo e discutir com eles a linguagem utilizada pelo palhaço para se comunicar “mímica”.
Possíveis encaminhamentos para a roda de conversa:
É possível comunicar-se apenas por gestos?
Como os surdo-mudos se comunicam?
Esclarecer o que é LIBRAS.
Diferentes formas de se comunicar: oralmente, por escrito, através de gestos...
3ª Etapa Propor uma brincadeira, onde os alunos precisem se utilizar apenas de mímica para se comunicar. Por exemplo: Cada aluno recebe uma mensagem para comunicar á turma através de mímica.
4ª Etapa Discutir com os alunos as dificuldades de se fazer entender apenas por gestos e aproveitar esse momento, para destacar a importância da linguagem escrita. Nesta fase em que os alunos estão aprendendo a ler e escrever, é importante contextualizar que o código alfabético é uma criação do homem para suprir a necessidade de comunicar-se.
5ª Etapa Propor outras músicas para que as crianças tentem expressar-se através da mímica: Atirei um pau no gato, ciranda cirandinha, entre outras. É importante que essas músicas façam parte do repertório da turma com que se está trabalhando. O mais interessante é criar com os alunos uma lista de músicas para esta atividade. Essa lista poderá ficar exposta em um cartaz na sala, como um repertório de palavras estáveis que auxiliará a criança em outras atividades de alfabetização, em outros momentos.
6ª Etapa Propor a escrita de uma sinopse do vídeo, contendo também a opinião da turma, como forma de aguçar a curiosidade de outros alunos para também assistirem. Essa atividade pode ser feita na forma de um texto coletivo, que depois é reproduzido em folhetos e distribuído aos demais alunos da escola.
Áreas envolvidas: Educação Física; Língua Portuguesa – linguagem oral, escrita e gestual
Proposta de atividade
Objetivo: Discutir a importância e necessidade da linguagem escrita. Valorizar outras formas de linguagem. Garantir o espaço do brincar nas séries do ensino fundamental.
Desenvolvimento:
1ª Etapa Assistir ao vídeo “A casa”
2ª Etapa Em uma roda de conversa levantar com os alunos o que eles acharam do vídeo e discutir com eles a linguagem utilizada pelo palhaço para se comunicar “mímica”.
Possíveis encaminhamentos para a roda de conversa:
É possível comunicar-se apenas por gestos?
Como os surdo-mudos se comunicam?
Esclarecer o que é LIBRAS.
Diferentes formas de se comunicar: oralmente, por escrito, através de gestos...
3ª Etapa Propor uma brincadeira, onde os alunos precisem se utilizar apenas de mímica para se comunicar. Por exemplo: Cada aluno recebe uma mensagem para comunicar á turma através de mímica.
4ª Etapa Discutir com os alunos as dificuldades de se fazer entender apenas por gestos e aproveitar esse momento, para destacar a importância da linguagem escrita. Nesta fase em que os alunos estão aprendendo a ler e escrever, é importante contextualizar que o código alfabético é uma criação do homem para suprir a necessidade de comunicar-se.
5ª Etapa Propor outras músicas para que as crianças tentem expressar-se através da mímica: Atirei um pau no gato, ciranda cirandinha, entre outras. É importante que essas músicas façam parte do repertório da turma com que se está trabalhando. O mais interessante é criar com os alunos uma lista de músicas para esta atividade. Essa lista poderá ficar exposta em um cartaz na sala, como um repertório de palavras estáveis que auxiliará a criança em outras atividades de alfabetização, em outros momentos.
6ª Etapa Propor a escrita de uma sinopse do vídeo, contendo também a opinião da turma, como forma de aguçar a curiosidade de outros alunos para também assistirem. Essa atividade pode ser feita na forma de um texto coletivo, que depois é reproduzido em folhetos e distribuído aos demais alunos da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário