quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projeto a casa para EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL

Aplicabilidades:

» Disciplinas/Temas transversais: Artes, Língua Portuguesa
» Faixa Etária: Todas as idades
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I
Pareceres Pedagógicos:

Linguagem oral, escrita e Arte - Autor:
Grace Luciana Pereira
Linguagem oral, escrita e gestual - Autor: Rubia Armelini
Indicação:


EDUCAÇÃO INFANTIL/ ENSINO FUNDAMENTAL I:

Linguagem oral e escrita:

Estabelecer relação entre o que é falado e o texto escrito, explorando textos que sabem de cor e focalizando a sonoridade da linguagem (ritmos, rimas, repetições etc.),

Artes:
Informações sobre as obras apreciadas e seus compositores;

Situações didáticas:
· Trazer o CD do grupo MPB 4 para as crianças ouvirem as músicas;

· Mostrar a capa do CD e uma breve biografia do grupo;
· Destacar as rimas da música;

· Propor que façam rimas com os nomes dos colegas;

· Registrar no quadro algumas das rimas e pedir que as crianças que não forem leitoras formais identifiquem o percebem na escrita;

· Mostrar a letra da música e pedir que reparem no final das palavras;

· Colocar a música para tocar e fazer uma leitura no quadro acompanhando as palavras;

· Validar as estratégias de Leitura das crianças;

· Pedir que façam um desenho da casa que eles imaginam que se trata a música;

· Fazer uma roda de conversa para que as crianças possam dizer o que desenharam;

· Falar que a casa que a música fala e o útero ou um ovo;

· Trazer um atlas do corpo humano e mostrar a criança na barriga da mãe;

· Propor que perguntem a família quais são os animais que nascem em ovos;

· Validar a classificação- ovíparo em livros, revistas, internet e etc.

· Fazer um cartaz com desenho e nomes dos animais pesquisados pelas crianças;

· Propor rimas com o nome desses animais e montar um livro ilustrado pelas crianças unindo as informações que eles encontraram;

Público alvo: Ensino Fundamental I - 1º ano do ciclo II

Áreas envolvidas: Educação Física; Língua Portuguesa – linguagem oral, escrita e gestual

Proposta de atividade

Objetivo: Discutir a importância e necessidade da linguagem escrita. Valorizar outras formas de linguagem. Garantir o espaço do brincar nas séries do ensino fundamental.

Desenvolvimento:

1ª Etapa Assistir ao vídeo “A casa”

2ª Etapa Em uma roda de conversa levantar com os alunos o que eles acharam do vídeo e discutir com eles a linguagem utilizada pelo palhaço para se comunicar “mímica”.
Possíveis encaminhamentos para a roda de conversa:
É possível comunicar-se apenas por gestos?
Como os surdo-mudos se comunicam?
Esclarecer o que é LIBRAS.
Diferentes formas de se comunicar: oralmente, por escrito, através de gestos...

3ª Etapa Propor uma brincadeira, onde os alunos precisem se utilizar apenas de mímica para se comunicar. Por exemplo: Cada aluno recebe uma mensagem para comunicar á turma através de mímica.

4ª Etapa Discutir com os alunos as dificuldades de se fazer entender apenas por gestos e aproveitar esse momento, para destacar a importância da linguagem escrita. Nesta fase em que os alunos estão aprendendo a ler e escrever, é importante contextualizar que o código alfabético é uma criação do homem para suprir a necessidade de comunicar-se.

5ª Etapa Propor outras músicas para que as crianças tentem expressar-se através da mímica: Atirei um pau no gato, ciranda cirandinha, entre outras. É importante que essas músicas façam parte do repertório da turma com que se está trabalhando. O mais interessante é criar com os alunos uma lista de músicas para esta atividade. Essa lista poderá ficar exposta em um cartaz na sala, como um repertório de palavras estáveis que auxiliará a criança em outras atividades de alfabetização, em outros momentos.

6ª Etapa Propor a escrita de uma sinopse do vídeo, contendo também a opinião da turma, como forma de aguçar a curiosidade de outros alunos para também assistirem. Essa atividade pode ser feita na forma de um texto coletivo, que depois é reproduzido em folhetos e distribuído aos demais alunos da escola.

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