OBS: Caso tenham problema com formatação na hora de copiarem me enviem um e-mail que eu mando em formato word.
PLANO ANUAL DE 4º ANO
Escola:
Curso: Educação Básica
Classe: 4º Ano Período:
Tarde
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Docente responsável: Ana Paula Pacheco
Martins Santos
Assinatura:
PERFIL
DA SALA 4º ANO –
A classe é composta por 28
alunos, 27 alunos estão em
Nível Alfabético , tendo 1 aluno de inclusão (deficiente intelectual).
Dos alunos acima a classe
possui 4 alunos que já reprovaram, 6 crianças com desempenho excelente, 4 com
desempenho crítico, 17 com desempenho regular.
É uma classe que tem um
comportamento agitado.
Os alunos são
participativos, tendo muito interesse em ouvir e contar histórias, a maioria
são atentos as explicações do professor.
Quanto a matemática,
identificam a sequência numérica, mas ainda apresentam dificuldades nas
sentenças matemáticas, necessitando ser trabalhado de forma intensiva.
É notável a participação
dos responsáveis, em sua maioria, sendo muito prestativos e interessados na
aprendizagem de seus filhos, tendo assim uma interação entre pais e professor.
OBJETIVOS:-
·
Integrar
uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
- Adequar
seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o
contexto e os interlocutores;
- Ler
diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes
propósitos e às características dos diversos gêneros.
- Escrever
diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações
comunicativas, intenções e interlocutores.
Conteúdos:
1º BIMESTRE
·
Leitura,
apreciação e reconhecimento de diversos textos: fábulas, biografias, textos
informativos, relatos, quadrinhas, cantigas, trava-línguas, parlendas,
adivinhas, poemas, canções, histórias em quadrinhos, narrativas curtas,
bilhetes, textos instrucionais (regras de jogos e receitas), contos, cartas, textos
propagandísticos e jornalísticos, piadas;
·
Interpretação,
revisão de textos;
·
Uso
do dicionário;
·
Produção
de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia,
sinais de pontuação e gramática;
·
Identificar
elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, personagens e suas
características, discursos direto e indireto, bem como conflito que gera as
ações;
·
História
de vida: relacionar os livros às pessoas biografadas e perceber a importância
de suas ações, entender que a atuação de uma pessoa pode torná-la “famosa”;
·
Ler
e Escrever: Projeto Confabulando com fábulas.
2º BIMESTRE
·
Leitura,
apreciação e reconhecimento de diversos textos: relato real e relato ficcional, texto informativo, poemas;
·
Interpretação,
revisão de textos;
·
Uso
do dicionário;
·
Produção
de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia,
sinais de pontuação e gramática;
·
Ler
e Escrever: Projeto Confabulando com fábulas.
3º BIMESTRE
·
Leitura,
apreciação e reconhecimento de diversos textos: conto popular, contos de fada,
versão, personagem (protagonista e antagonista), paródias, anedotas, adivinhas,
quadrinhas, cantigas, trava-línguas, parlendas;
·
Produção
de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais
de pontuação e gramática;
·
Uso
do Dicionário;
·
Ler
e Escrever: Projeto Meios de comunicação.
4º
BIMESTRE
·
Leitura,
apreciação e reconhecimento de diversos textos: resenha, dados de publicação,
entrevistas, texto informativo, biografia, reportagens, pesquisas;
·
Uso
do Dicionário;
·
Interpretação,
revisão de textos;
·
Produção
de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais
de pontuação e gramática;
·
Ler
e Escrever: Projeto Meios de comunicação.
procedimentos
didáticos a serem utilizados:
1º
BIMESTRE
·
Leitura
de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em
voz alta e dramatizada;
·
A
partir do conhecimento prévio, propor questões que levem os alunos a refletirem,
sobre o tema abordado;
·
Após
a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve
empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê
de forma significativa;
·
Ditado
interativo;
·
Revisão
coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.
2º BIMESTRE
·
Leitura
de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em
voz alta e dramatizada;
·
A
partir do conhecimento prévio, propor questões que levem os alunos a
refletirem, sobre o tema abordado;
·
Após
a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve
empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê
de forma significativa;
·
Ditado
interativo;
·
Revisão
coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.
3º BIMESTRE
·
Leitura
de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em
voz alta e dramatizada;
·
Estabelecer
relações entre textos de natureza diversa, de forma a observar sua composição,
construir novos conhecimentos, bem como desenvolver a sensibilidade estética e
a consciência ética, promovendo a reflexão sobre valores e atitudes que geram a
competência para transformar a realidade.
·
Colocar
o aluno em contato com uma diversidade de textos sobre mitologia, cuja análise
possibilita um trabalho rico e diversificado com os conteúdos propostos;
·
Ditado
interativo;
·
Após
a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve
empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê
de forma significativa;
·
Revisão
coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.
4º BIMESTRE
·
Leitura
de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em
voz alta e dramatizada;
·
Ditado
interativo;
·
Leitura
e análise dos gêneros trabalhados que possibilitem reflexões sobre a língua e
suas variedades, bem como o desenvolvimento de habilidades necessárias à
compreensão de textos mistos.
·
Após
a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve
empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê
de forma significativa.
·
Revisão
coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.
recursos materiais selecionados:
·
Livros paradidáticos;
·
Jornais
·
Vídeos;
·
Revistas
e gibis;
·
Receitas;
·
Bulas
de remédio;
·
Propagandas;
·
Internet;
expectativas de aprendizagem
1º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes
de:
·
Apreciar
a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos
seus propósitos;
·
Ampliar
seu vocabulário, buscando no contexto imediato ou no dicionário, o significado
das palavras conhecidas;
·
Refletir
sobre temas relevantes gerados pela leitura, usando argumentos para defender
pontos de vista;
·
Reescrever
e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar
textos, próprios e dos outros.
2º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes
de:
·
Apreciar
a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos
seus propósitos;
·
Avaliar
produções, com base no roteiro dado;
·
Utilizar
recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·
Refletir
sobre temas relevantes gerados pela leitura, usando argumentos para defender
pontos de vista;
·
Reescrever
e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar
textos, próprios e dos outros.
3º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes
de:
·
Apreciar
a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos
seus propósitos;
·
Ativar
conhecimentos prévios, a partir de problematização e troca de ideias;
·
Utilizar
recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·
Reescrever e produzir textos, planejar o que
vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar textos, próprios e dos outros.
4º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes
de:
·
Apreciar
a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos
seus propósitos;
·
Ativar
conhecimentos prévios, a partir de problematização e troca de ideias;
·
Utilizar
recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·
Reescrever
e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar
textos, próprios e dos outros;
·
Participar
de situações de intercâmbio oral, intervir sem sair do assunto tratado,
formular e responder perguntas, compreender explicações, manifestar e acolher
opiniões, argumentar e contra argumentar, sabendo utilizar procedimentos de
escrita para organizar sua exposição oral.
avaliação da aprendizagem:
·
A
avaliação será realizada de forma contínua, qualitativa e formativa.
·
Observar
os alunos em todos os aspectos: socialização, organização, cooperação e no
processo ensino aprendizagem.
·
O
professor é um contínuo observador, toda vez que o objetivo proposto não é
alcançado as estratégias utilizadas serão refletidas e melhoradas, o conteúdo
será retomado com estratégias diferentes, o erro será encarado de forma
construtiva e analisando com o aluno para detectar falhas não só com o aluno,
bem como das estratégias utilizadas.
regime
de recuperação continua:
Será
imediata, através de atividades diferenciadas e tarefas suplementares, tendo
como objetivo principal atender as dificuldades individuais de cada educando,
valorizando o interesse, o esforço e a dedicação de cada um.
Dessa
maneira dar-se-á no dia-a-dia, durante o período de aulas normais através de
atividades complementares.
projeto
didático:
·
Semestral
- Confabulando com fábulas (Ler e escrever)
·
Semestral
- Meios de comunicação (Ler e escrever)
projetos
de trabalho da escola:
PROJETOS PEDAGÓGICOS:
- 1º
bimestre - Campanha da fraternidade 2013 – Fraternidade e Juventude
– Lema: “Eis-me aqui, envia-me”;
- 2º
bimestre – Festa Junina;
- 3º
Bimestre – Minha Cidade;
- 4º
bimestre – Consciência Negra – A História e Cultura Afro – Brasileira:
Somos Iguais.
Anual
§
Leitura;
§
Meio
Ambiente e a Coleta Seletiva – Um ato de amor pela vida;
§
Saúde:
A prevenção também se ensina;
§
Conservação
do Patrimônio Público;
§ “Bulling”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário