sábado, 17 de agosto de 2013

Plano anual de Língua Portuguesa para 4º ano

OBS: Caso tenham problema com formatação na hora de copiarem me enviem um e-mail que eu mando em formato word.

PLANO ANUAL DE 4º ANO


Escola:
Curso: Educação Básica
Classe: 4º Ano                                                         Período: Tarde
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Docente responsável: Ana Paula Pacheco Martins Santos
Assinatura:

PERFIL DA SALA 4º ANO –

A classe é composta por 28 alunos, 27 alunos estão em Nível Alfabético, tendo 1 aluno de inclusão (deficiente intelectual).
Dos alunos acima a classe possui 4 alunos que já reprovaram, 6 crianças com desempenho excelente, 4 com desempenho crítico, 17 com desempenho regular.
É uma classe que tem um comportamento agitado.
Os alunos são participativos, tendo muito interesse em ouvir e contar histórias, a maioria são atentos as explicações do professor.
Quanto a matemática, identificam a sequência numérica, mas ainda apresentam dificuldades nas sentenças matemáticas, necessitando ser trabalhado de forma intensiva.
É notável a participação dos responsáveis, em sua maioria, sendo muito prestativos e interessados na aprendizagem de seus filhos, tendo assim uma interação entre pais e professor.



OBJETIVOS:-

·        Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
  • Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
  • Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros.
  • Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
  

Conteúdos:
1º BIMESTRE
·        Leitura, apreciação e reconhecimento de diversos textos: fábulas, biografias, textos informativos, relatos, quadrinhas, cantigas, trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções, histórias em quadrinhos, narrativas curtas, bilhetes, textos instrucionais (regras de jogos e receitas), contos, cartas, textos propagandísticos e jornalísticos, piadas;
·        Interpretação, revisão de textos;
·        Uso do dicionário;
·        Produção de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais de pontuação e gramática;
·        Identificar elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, personagens e suas características, discursos direto e indireto, bem como conflito que gera as ações;
·        História de vida: relacionar os livros às pessoas biografadas e perceber a importância de suas ações, entender que a atuação de uma pessoa pode torná-la “famosa”;
·        Ler e Escrever: Projeto Confabulando com fábulas.

2º BIMESTRE
·        Leitura, apreciação e reconhecimento de diversos textos: relato real e  relato ficcional, texto informativo, poemas;
·        Interpretação, revisão de textos;
·        Uso do dicionário;
·        Produção de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais de pontuação e gramática;
·        Ler e Escrever: Projeto Confabulando com fábulas.

   


  3º BIMESTRE
·        Leitura, apreciação e reconhecimento de diversos textos: conto popular, contos de fada, versão, personagem (protagonista e antagonista), paródias, anedotas, adivinhas, quadrinhas, cantigas, trava-línguas, parlendas;
·        Produção de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais de pontuação e gramática;
·        Uso do Dicionário;
·        Ler e Escrever: Projeto Meios de comunicação.

     4º BIMESTRE
·        Leitura, apreciação e reconhecimento de diversos textos: resenha, dados de publicação, entrevistas, texto informativo, biografia, reportagens, pesquisas;
·        Uso do Dicionário;
·        Interpretação, revisão de textos;
·        Produção de textos utilizando procedimentos de coerência e coesão, ortografia e grafia, sinais de pontuação e gramática;
·        Ler e Escrever: Projeto Meios de comunicação.

procedimentos didáticos a serem utilizados:
      
    1º BIMESTRE
·        Leitura de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em voz alta e dramatizada;
·        A partir do conhecimento prévio, propor questões que levem os alunos a refletirem, sobre o tema abordado;
·        Após a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê de forma significativa;
·        Ditado interativo;
·        Revisão coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.


     2º BIMESTRE
·        Leitura de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em voz alta e dramatizada;
·        A partir do conhecimento prévio, propor questões que levem os alunos a refletirem, sobre o tema abordado;
·        Após a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê de forma significativa;
·        Ditado interativo;
·        Revisão coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.

    3º BIMESTRE     
·        Leitura de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em voz alta e dramatizada;
·        Estabelecer relações entre textos de natureza diversa, de forma a observar sua composição, construir novos conhecimentos, bem como desenvolver a sensibilidade estética e a consciência ética, promovendo a reflexão sobre valores e atitudes que geram a competência para transformar a realidade.
·        Colocar o aluno em contato com uma diversidade de textos sobre mitologia, cuja análise possibilita um trabalho rico e diversificado com os conteúdos propostos;
·        Ditado interativo;
·        Após a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê de forma significativa;
·        Revisão coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.

      4º BIMESTRE
·        Leitura de diferentes textos: leitura compartilhada, coletiva, em dupla, silenciosa, em voz alta e dramatizada;
·        Ditado interativo;
·        Leitura e análise dos gêneros trabalhados que possibilitem reflexões sobre a língua e suas variedades, bem como o desenvolvimento de habilidades necessárias à compreensão de textos mistos.
·        Após a análise de cada gênero, propor uma produção de texto na qual o aluno deve empregar os conhecimentos construídos, possibilitando que a aprendizagem se dê de forma significativa.
·        Revisão coletiva dos textos produzidos com foco na coerência, coesão e ortografia.

     recursos materiais selecionados:
·         Livros paradidáticos;
·        Jornais
·        Vídeos;
·        Revistas e gibis;
·        Receitas;
·        Bulas de remédio;
·        Propagandas;
·        Internet;


  expectativas de aprendizagem
     
 1º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
·        Apreciar a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos seus propósitos;
·        Ampliar seu vocabulário, buscando no contexto imediato ou no dicionário, o significado das palavras conhecidas;
·        Refletir sobre temas relevantes gerados pela leitura, usando argumentos para defender pontos de vista;
·        Reescrever e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar textos, próprios e dos outros.

    
2º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
·        Apreciar a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos seus propósitos;
·        Avaliar produções, com base no roteiro dado;
·        Utilizar recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·        Refletir sobre temas relevantes gerados pela leitura, usando argumentos para defender pontos de vista;
·        Reescrever e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar textos, próprios e dos outros.

 3º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
·        Apreciar a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos seus propósitos;
·        Ativar conhecimentos prévios, a partir de problematização e troca de ideias;
·        Utilizar recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·         Reescrever e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar textos, próprios e dos outros.

4º BIMESTRE
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
·        Apreciar a leitura, interpretar, identificar diversos modos de leitura mais adequada aos seus propósitos;
·        Ativar conhecimentos prévios, a partir de problematização e troca de ideias;
·        Utilizar recursos para superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·        Reescrever e produzir textos, planejar o que vai escrever, fazer rascunhos, reler, revisar textos, próprios e dos outros;
·        Participar de situações de intercâmbio oral, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra argumentar, sabendo utilizar procedimentos de escrita para organizar sua exposição oral.

    avaliação da aprendizagem:
·        A avaliação será realizada de forma contínua, qualitativa e formativa.
·        Observar os alunos em todos os aspectos: socialização, organização, cooperação e no processo ensino aprendizagem.
·        O professor é um contínuo observador, toda vez que o objetivo proposto não é alcançado as estratégias utilizadas serão refletidas e melhoradas, o conteúdo será retomado com estratégias diferentes, o erro será encarado de forma construtiva e analisando com o aluno para detectar falhas não só com o aluno, bem como das estratégias utilizadas.


regime de recuperação continua:
Será imediata, através de atividades diferenciadas e tarefas suplementares, tendo como objetivo principal atender as dificuldades individuais de cada educando, valorizando o interesse, o esforço e a dedicação de cada um.
Dessa maneira dar-se-á no dia-a-dia, durante o período de aulas normais através de atividades complementares.

projeto didático:
·         Semestral - Confabulando com fábulas (Ler e escrever)
·         Semestral - Meios de comunicação (Ler e escrever)


projetos de trabalho da escola:


PROJETOS PEDAGÓGICOS:
  • 1º bimestre - Campanha da fraternidade 2013 – Fraternidade e Juventude – Lema: “Eis-me aqui, envia-me”;
  • 2º bimestre – Festa Junina;
  • 3º Bimestre – Minha Cidade; 
  • 4º bimestre – Consciência Negra – A História e Cultura Afro – Brasileira: Somos Iguais.
   
 Anual   
§  Leitura;
§  Meio Ambiente e a Coleta Seletiva – Um ato de amor pela vida;
§  Saúde: A prevenção também se ensina;
§  Conservação do Patrimônio Público;
§  “Bulling”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário