Disciplina: MATEMÁTICA
Docente responsável:
Assinatura:
Objetivos:-
Ampliar o significado do
número natural e construir o significado do numero racional a partir de seus
diferentes usos no contexto social, explorando códigos numéricos, contagens,
medidas, geometria e o significado das operações fundamentais, por meio de
situações do cotidiano.
Conteúdos:-
1º BIMESTRE
·
As crianças e as informações
Ø Localização espacial;
Ø Conhecimento social do número e da
medida;
Ø Tratamento da informação: tabelas e
gráficos;
·
Formas
geométricas
Ø A
esfera e a região circular;
Ø Localização
espacial
Ø Linha
do tempo;
Ø Conhecimentos
interdisciplinares: a esfera e o globo terrestre; as figuras esféricas da
natureza e seus cortes;
Ø O
cone e o cilindro: sua construção e a relação deles com objetos do cotidiano;
·
Calculando
Ø Revisão:
números menores que 1000, em um contexto interdisciplinar;
Ø Sequências;
Ø As
quatro operações;
Ø Resolução
de problemas;
Ø Jogo
das três operações;
·
Voltando
aos números;
Ø Introdução do número mil: agrupamentos
e trocas na base 10;
Ø números maiores que 1000: ordens e
classes;
Ø Os Utilização em situações-problema;
Ø
Localização
na reta numérica;
Ø Comparação de quantidades maiores que
1000;
Ø Tratamento da informação: diagramas e
tabelas.
·
Adição
e subtração
Ø
Situações-problema
que envolvem adição e subtração;
Ø
Sequências
numéricas;
Ø
Esquemas
que facilitam cálculos mentais;
Ø
Adição
e subtração de números maiores que 1000 com uso do Material Dourado, dando
significado aos algoritmos;
Ø
Tratamento
da informação.
·
Multiplicação
Ø Situações-problema;
Ø A organização espacial retangular e o
algoritmo da multiplicação;
Ø Multiplicando e dividindo por 10 e por
100;
Ø Multiplicação de dois números maiores
que 10;
Ø Jogo dos ímpares.
·
Divisão
Ø O processo euclidiano: compreensão do
algoritmo por meio de agrupamentos e trocas (concretização com dinheiro e
Material Dourado);
Ø Divisões em que o divisor é maior que
10 e menor que 100;
Ø Aproximações e estimativas;
Ø Situações-problema que envolvem as
idéias de repartir igualmente e medir;
Ø Jogo: mico dos cálculos.
·
Medidas
Ø As unidades de medida em nosso
cotidiano;
Ø Unidades de medidas de tempo;
Ø Unidades de medida de comprimento:
metro, centímetro, milímetro e quilômetro;
2º BIMESTRE
·
As crianças e as informações
Ø Localização espacial;
Ø Conhecimento social do número e da
medida;
Ø Tratamento da informação: tabelas e
gráficos;
·
Formas
geométricas
Ø Os
prismas e as pirâmides: construção, características (diferentes ou não;
Ø Faces,
vértices e arestas desses poliedros.
·
Adição
e subtração
Ø Situações-problema que envolvem adição
e subtração;
Ø Sequências numéricas;
Ø Esquemas que facilitam cálculos
mentais;
Ø Adição e subtração de números maiores
que 1000 com uso do Material Dourado, dando significado aos algoritmos;
Ø Tratamento da informação.
·
Multiplicação
Ø Situações-problema;
Ø A organização espacial retangular e o
algoritmo da multiplicação;
Ø Multiplicando e dividindo por 10 e por
100;
Ø Multiplicação de dois números maiores
que 10;
Ø Jogo dos ímpares.
·
Divisão
Ø O processo euclidiano: compreensão do
algoritmo por meio de agrupamentos e trocas (concretização com dinheiro e
Material Dourado);
Ø Divisões em que o divisor é maior que
10 e menor que 100;
Ø Aproximações e estimativas;
Ø Situações-problema que envolvem as
idéias de repartir igualmente e medir;
Ø Jogo: mico dos cálculos.
·
Medidas de massa
Ø O
grama, o quilograma e a tonelada.
3º BIMESTRE
·
As crianças e as informações
Ø Localização espacial;
Ø Conhecimento social do número e da
medida;
Ø Tratamento da informação: tabelas e
gráficos;
·
Formas
geométricas
Ø
Dos
poliedros aos polígonos;
Ø
Lados
e vértices de um polígono;
Ø
Classificação
dos polígonos quanto ao número de lados;
Ø Atividades: dobradura, composição e
decomposição de um polígono.
·
Adição
e subtração
Ø Situações-problema que envolvem adição
e subtração;
Ø Sequências numéricas;
Ø Esquemas que facilitam cálculos
mentais;
Ø Adição e subtração de números maiores
que 1000 com uso do Material Dourado, dando significado aos algoritmos;
Ø Tratamento da informação.
·
Multiplicação
Ø Situações-problema;
Ø A organização espacial retangular e o
algoritmo da multiplicação;
Ø Multiplicando e dividindo por 10 e por
100;
Ø Multiplicação de dois números maiores
que 10;
Ø Jogo dos ímpares.
·
Divisão
Ø O processo euclidiano: compreensão do
algoritmo por meio de agrupamentos e trocas (concretização com dinheiro e
Material Dourado);
Ø Divisões em que o divisor é maior que
10 e menor que 100;
Ø Aproximações e estimativas;
Ø Situações-problema que envolvem as
idéias de repartir igualmente e medir;
Ø Jogo: mico dos cálculos.
·
Um
novo tipo de número: o racional
Ø
Situações-problema
cuja solução exige o uso de números racionais;
Ø
A
representação fracionária: a fração como representação do resultado de a:b
(b≠0) e a fração como resultado da comparação da parte com o todo;
Ø
Comparação
de frações com denominadores iguais e com numeradores iguais;
Ø
Equivalência;
Ø
Jogos:
“Eu sou..., quem é...? e ternos de frações”;
·
Medidas de capacidade:
Ø O
litro e o mililitro
4º BIMESTRE
·
As crianças e as informações
Ø Localização espacial;
Ø Conhecimento social do número e da
medida;
Ø Tratamento da informação: tabelas e
gráficos;
·
Adição
e subtração
Ø Situações-problema que envolvem adição
e subtração;
Ø Sequências numéricas;
Ø Esquemas que facilitam cálculos
mentais;
Ø Adição e subtração de números maiores
que 1000 com uso do Material Dourado, dando significado aos algoritmos;
Ø Tratamento da informação.
·
Formas
geométricas
Ø Dos poliedros aos polígonos;
Ø Lados e vértices de um polígono;
Ø Classificação dos polígonos quanto ao
número de lados;
·
Multiplicação
Ø Situações-problema;
Ø A organização espacial retangular e o
algoritmo da multiplicação;
Ø Multiplicando e dividindo por 10 e por
100;
Ø Multiplicação de dois números maiores
que 10;
Ø Jogo dos ímpares.
·
Divisão
Ø O processo euclidiano: compreensão do
algoritmo por meio de agrupamentos e trocas (concretização com dinheiro e
Material Dourado);
Ø Divisões em que o divisor é maior que
10 e menor que 100;
Ø Aproximações e estimativas;
Ø Situações-problema que envolvem as
idéias de repartir igualmente e medir;
Ø Jogo: mico dos cálculos.
·
Um novo tipo de número: o
racional
Ø A
representação decimal: das frações decimais à nova representação
Ø Nosso
dinheiro e a representação decimal
Ø Comparação
de números racionais na forma decimal.
procedimentos
didáticos a serem utilizados:
1º BIMESTRE, 2º BIMESTRE, 3º BIMESTRE e 4º BIMESTRE
- Elaboração de registros e organização de informações
empregando números e quantidades, de acordo com as regras do sistema de
numeração decimal e ordinal.
- Registro do antecessor e sucessor de um número natural.
- Uso do conceito de adição, como idéia de juntar,
acrescentar quantidades, na resolução de situações problema do cotidiano
que envolva números naturais.
- Uso do conceito de subtração como idéias de tirar,
comparar e completar quantidades, na resolução de situações problema do
cotidiano que envolva números naturais.
- Uso
da multiplicação como idéia de juntar quantidades iguais combinatórias e
organização retangular na resolução de problemas, que envolvam números
naturais.
- Uso
da divisão como idéia de repartir em partes iguais, na resolução de
situações-problema do cotidiano que envolva números naturais.
- Emprego
de diferentes estratégias pessoais e técnicas operatórias das 4 operações,
na resolução de situações-problema presentes no cotidiano.
- Utilização
do sistema monetário brasileiro em situações-problemas
- Leitura,
escrita, comparação e ordenação de números pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal.
- Uso
do termo unidade de milhar relacionado ao grupo de 10 centenas, 100
dezenas ou 1000 unidades.
- Ampliação
dos significados do número em situações cotidianas que envolvam códigos
numéricos e contagem.
·
Resolução
de diferentes estratégias de contagem.
·
Resolução
de operações com e sem reagrupamento.
·
Avaliação
de resultados obtidos por meio das operações inversas.
RECURSOS MATERIAIS
SELECIONADOS (APOIO PEDAGÓGICO):-
·
Livro didático;
·
Material dourado;
·
Fichas coloridas,
·
Ábaco;
·
Material manipulativo;
·
Discos de papel;
·
Sucata;
·
Calculadora;
·
Régua;
·
Dobraduras;
·
Jogos.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:-
1º BIMESTRE
v
Reconhecer
números naturais no contexto diário.
v
Compreender
e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita,
comparação e ordenação de números naturais.
v
Analisar,
interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes
significados das operações do campo aditivo.
v
Reconhecer
semelhanças e diferenças entre corpos redondos, como a esfera, o cilindro, o
cone e outros.
v
Identificar
planificações do cone e do cilindro.
v
Reconhecer
unidades usuais de tempo e temperatura.
v
Utilizar
unidades de tempo e de temperatura em situações-problema.
v
Utilizar
medidas de tempo em realizações de conversões simples, entre dias e semanas,
horas e dias, semanas e mês.
v
Fazer
leitura de informações de tempo e temperatura na mídia.
v
Analisar,
interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes
significados das operações do campo aditivo.
v
Calcular
o resultado de adições e subtrações com números naturais, por meio de
estratégias pessoais e pelo uso das técnicas operatórios convencionais.
v
Reconhecer
semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas e pirâmides).
v
Identificar
planificações de prismas e pirâmides.
v
Utilizar
em situações-problema unidades usuais de medida e comprimento.
v
Fazer
uso de instrumentos para medir comprimentos.
v
Realizar
estimativas sobre o resultado de uma dada medição de comprimento.
v
Coletar
e organizar sobre medidas de comprimento, utilizando tabela simples ou de dupla
entrada.
2º BIMESTRE
v Calcular o resultado de adições e
subtrações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e por
cálculos aproximados realizados por estimativa e arredondamento de números
naturais (pelo uso de técnicas operatórias convencionais).
v Dominar estratégias de verificação e
controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da calculadora.
v Analisar, interpretar e resolver
situações-problema, compreendendo o significado de proporcionalidade das
operações do campo multiplicativo.
v Identificar nos poliedros, elementos
como face, vértices e arestas e fazer sua contagem.
v Identificar regularidades nas
contagens de faces, vértices e arestas no caso das pirâmides.
v Identificar regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no
caso dos prismas.
v Utilizar em situações-problema
unidades usuais de medida de massa.
v Fazer uso de instrumentos para medir
massa.
v Realizar estimativas sobre o resultado
de uma dada medição de massa.
v Coletar e organizar dados sobre
medidas de massas, usando gráficos de coluna.
3º BIMESTRE
·
Contar em escala ascendentes e descendentes a partir de qualquer
número natural dado;
·
Ler números racionais de uso freqüente na representação fracionária
e decimal;
·
Interpretar e resolver
situações-problema compreendendo diferentes significados das operações
envolvendo números naturais;
·
Construir fatos básicos da multiplicação (por 2, por 3, por 4, por
5, por 6, por 7, por 8, por 9) a partir de situações-problema para constituição
de um repertório a ser utilizado no cálculo;
·
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização
de cálculos que envolvem a multiplicação;
·
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização
de cálculos que envolvem a divisão;
·
Construir fatos básicos da divisão a partir de situações-problema,
para constituição de um repertorio a ser utilizado no cálculo;
·
Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros( prisma e
pirâmide) e identificar elementos como, vértice e arestas;
·
Explorar planificações de figuras tridimensionais;
·
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os polígonos e
identificar elementos como vértices e lados;
·
Ler e interpretar dados apresentados de forma organizada e tabelas
e gráficos;
·
Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada
por meio de tabela simples e gráficos de colunas;
·
Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas
e gráficos;
·
Interpretar dados apresentados por meio de tabelas simples e de
dupla entrada;
·
Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas
e gráficos.
4º BIMESTRE
·
Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas
das figuras tridimensionais.
·
Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problema;
·
Interpretar gráficos e tabelas com base em informações contidas em
textos jornalísticos, científicos ou outros.
·
Ler e interpretar dados apresentados de forma organizada e tabelas
e gráficos;
·
Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada
por meio de tabela simples e gráficos de colunas;
·
Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas
e gráficos;
·
Interpretar dados apresentados por meio de tabelas simples e de
dupla entrada;
·
Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas
e gráficos.
·
Fazer operações com números decimais.
·
Compreender, representar e comparar os números racionais na forma
decimal;
Avaliação da
aprendizagem:-
A avaliação faz parte do
processo ensino aprendizagem, sendo constante e diária de diagnose, através de
atividades variadas onde o aluno será avaliado em todos os seus aspectos e
sempre que o objetivo proposto não for atingido, o conteúdo será retomado com
estratégias diferentes, o erro será encarado de forma construtiva e analisando
com o aluno para detectar falhas não só com o aluno, bem como das estratégias
utilizadas.
regime de
recuperação contínua estabelecido:-
Será imediata, através de
atividades diferenciadas e tarefas suplementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário